Receitas a base de queijos para as mamães gourmet

As mães são mais do que merecedoras de um dia especial só para elas. E para os filhos que querem agradá-las e tornar a data ainda mais marcante, uma dica preciosa é fazer você mesmo um almoço ou jantar sofisticado, com receitas que levam um dos ingredientes mais famosos da culinária da França: o queijo. Melhor ainda se estas receitas forem criadas exclusivamente por um chefe renomado, como o Renato Carioni, do restaurante Così de São Paulo.

www.tbfoto.com.brCAP-AMAZON - SP/SP - 04/04/2014Foto: Tadeu Br

Portanto, se sua mãe admira a joie de vivre da França, assim como sua incrível gastronomia, com certeza ela irá apreciar esses deliciosos pratos. Para a entrada Renato Carioni sugere uma suculenta salada e para o prato principal o famoso crêpe francês. Confira:

O sabor marcante e levemente picante do queijo azul – Bleu d’Auvergne – combina perfeitamente com nozes – em especial, nesta receita, com as macadâmias. Mas aqui, o segredo do sucesso são os damascos, que enriquecem ainda mais a combinação.

PARA A MASSA

Ingredientes

Serve: 4 pessoas

1 ovo

250 ml de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

50 g de manteiga derretida

1 pitada de sal

 

Modo de Preparo

1 – Em um saladeiro grande, misture todos os ingredientes com o auxílio de um “fouet” (utensílio usado para bater ingredientes) até obter um líquido homogêneo. Leve à geladeira e deixe descansar por 30 minutos.

2 – Enquanto isso prepare o recheio (veja a receita abaixo).

3 – Depois do tempo do descanso da massa e com o recheio já preparado, aqueça uma frigideira antiaderente de fundo grosso e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga.

4 – Mexa bem a massa. Com uma mão, levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha média (que também serve de medida). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo. Leve-a à fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, vire a massa com auxílio de uma espátula para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira e repita o procedimento, até a massa acabar.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

200 g de queijo Bleu d’Auvergne

100 g de macadâmias torradas

50 g de damascos

50 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, amasse o Bleu d’Auvergne com um garfo e misture os demais ingredientes.

PARA A MONTAGEM

Modo de Preparo

1 – Preaqueça o forno a 160°C.

2 – Coloque cerca de 2 colheres (sopa) de recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca.

3 – Leve ao forno por cerca de 3 minutos ou até dourar. Sirva com pedaços de queijo, macadâmias e pedaços de damasco sobre as crepes. Regue com um fio de azeite de oliva.

Serve: 4 pessoas

About the Author

Leave A Response