A historia por trás desse post foi a seguinte: eu e uma amiga do trabalho estávamos falando sobre azeitonas, e como as adoramos. Daí ela me perguntou se eu já tinha comido Risotto feito com Azeitonas. Para ser bem sincero, a minha primeira reação não foi muito positiva, mas como eu gosto muito de azeitona, e adoro mais ainda de me aventurar na cozinha resolvi fazer em minha casa para o jantar. Ontem, foi o bendito dia, numa plena segunda-feira, mas na minha casa é assim todo dia é de cozinhar não importa se vai demorar ou não simplesmente amamos sentir o cheiro de comida.  Nesta aventura resolvi jogar um pouco de camarões por cima do Risotto.  Está aí o resultado… Espero que gostem…

photo (9)

Ingredientes:

150 gramas de azeitonas pretas grandes com caroço (pode ser sem semente também)

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara de arroz arbóreo

½ xícara de vinho branco seco

1 litro de caldo de tablete sabor de vegetais

½ cebola bem picadinha

1 colher (sopa) rasa de manteiga com sal

Modo de Preparo:

1) Em fogo médio, frite a cebola e as duas colheres de azeite até ficar transparente, agora coloque o arroz arbóreo e mais uma colher de sopa de azeite de oliva continue fritando tudo por mais uns 5 minutos. O arroz vai ficando cada vez mais translúcido.

2) Agora adicione o vinho branco e mexa até o liquido se evaporar por completo.

3) Agora aos poucos adicione uma concha do caldo de vegetais, quando você perceber que está secando adicione mais uma outra e assim por diante até o arroz ficar na consistência  muito conhecida como “al dente”. Eu acredito que na quarta ou quinta concha o arroz já está mais na consistência de “al dente”.

4) Mas digo o seguinte você cozinha o arroz até ficar no ponto do seu agrado. Lembre-se do legal de estar na cozinha porque o “boss” é você por isso faça do seu jeito.

5) Adicione a manteiga e misture bem

6) Antes de terminar o cozimento, coloque as azeitonas  por favor esmagalhe algumas para sair um pouco do líquido e deixar tudo cozinhar por mais uns 3 minutos e sirva quente. Decore o seu prato com camarões grelhados rapidamente na manteiga.

About the Author

Leave A Response