Risoto de Camarao e Lula

Vocês já estão cansados de saber que amo frutos do mar. No sábado passado fui a praia no litoral sul de São Paulo, pegar um pouco de sol e sair um pouco do dia-a-dia “crazy” da cidade. Não vou amolar vocês hoje com as minha histórias. É uma tradição minha toda vez que vou a praia, trago frutos do mar fresquinhos para comer durante a semana, além de serem mais baratos que os lugares que compro em Sampa, são com certeza mais frescos. A receita de hoje é Risoto, eu simplesmente amo e não é nada difícil de fazer.

Ingredientes :

Tempo médio 45 minutos – 1 hora

Serve 3 pessoas

500 gramas camarão sem casca e cabeça (Por favor reserve as cascas e as cabeças para fazer o caldo que vai cozinhar o risoto)

250 gramas de lula – anéis de lula já limpos

1 cebola media picada

1/2 pimentão amarelo picado

1/2 pimentão vermelho picado

Um pouco de coentro picado

1 e 1/2 xícara de Arroz Arbóreo aqueles para Risoto

1 colher(sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1/2 pimenta dedo de moça (Se curtir picante)

750ml – 1 litro de Caldo do camarão (Para o caldo do risoto, numa outra panela adicione mais ou menos 1 litro de água junto com a 1/2 da pimenta dedo de moça em fogo alto, quando a água levantar fervura jogue as cabeças e as cascas do camarão, adicione sal a gosto e deixe cozinhar por uns 15 minutos)

Risoto de Camarao e Lula 2

Modo de preparo:

A dica faça o caldo antes, assim você ganha tempo e pode picar as verduras durante o cozimento do caldo. Numa panela de preferência antiaderente, coloque o azeite e a colher de sopa de manteiga. Uma vez aquecido frite a cebola picada e os pimentões por uns 4 minutos, daí adicione o arroz arbóreo e misture bem.

Em fogo médio, frite o arroz arbóreo até ficar translúcido (um pouco transparente), neste estágio derrame uma concha de caldo, e mexa. Quando o caldo estiver quase secando derrame outro, repita este processo umas 5 vezes ou até a consistência do arroz ficar do jeito que gosto. O processo de cozimento do arbóreo levar entre 16- 18 minutos vai depender do seu fogo. A lula e o camarão vão para panela nos últimos 5 minutos do cozimento. Eu já gosto do meu arroz mais durinho, para ficar mais mole adicione mais caldo. No final adicione uma colher de chá de manteiga e o pouco de coentro picado misture bem só para dar uma caprichada no sabor. Tenho certeza que não achou difícil e sim muito saboroso

Por favor, fique à vontade para entrar em contato. Gostaria de saber o que você achou. Se tiver um tempinho me envia uma mensagem. Até a próxima! Bjs!

About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Mari April 19, 2014 at 2:13 am - Reply

    Amo suas receitas e a forma como vc as escreve! Parabéns e obrigada!.

    Marianna Augusta

    • José Nilton April 19, 2014 at 4:10 pm - Reply

      Marianna, muito obrigado pelo seu comentário. Fico muito feliz quando recebo mensagens assim.

Leave A Response