Este foi o primeiro post de um grande amigo, que é tão apaixonado por gastronomia quanto eu. Veremos mais em breve. 

Meu nome é Eduardo e conheço o Zé há bastante tempo. Já tive a oportunidade de experimentar alguns grandes pratos dele, como o macarrão com frutos do mar e a mariscada, e posso te dizer que eles são tão gostosos quanto são bonitos nas fotos que ele posta aqui.

Em nosso último almoço de domingo (espero que vire uma tradição), fiz esta receita de Beef Wellington, e agora posto-a aqui. Antes de mais nada, aqui vai um vídeo do Gordon Ramsey fazendo a receita. Tem dois minuto, é muito didático e com certeza ele sabe melhor o que está fazendo do que eu, então, recomendo.

beef 1

Bom, se mesmo depois de assistir o vídeo você quer instruções em português ou mais algumas dicas, aqui vai:

Ingredientes:
1 peça de filé mignon, de 600 a 800 gramas – no açougue, diga que você precisa dela para fazer rosbife, assim eles cortarão a parte correta do filé.

Sal e pimenta do reino a gosto, preferencialmente moídos na hora. O sal eu não digo, mas a pimenta do reino faz uma diferença brutal.

Duas colheres de mostarda (inglesa ou normal mesmo, mas de boa qualidade) ou o suficiente para pincelar todo o filé.

75 gramas de cogumelos secos.

100 gramas de presunto cru, em fatias finas.

Massa folhada congelada Arosa.

beef 2

MODO DE PREPARO:

Reidrate os cogumelos mergulhando-os em água quente. Reserve.
Tempere o filé com sal e pimenta do reino a gosto e doure todos os lados. Não deixe passar muito, se não a carne não vai ficar rosada no interior, e é assim que o Beef Wellington deve ser servido. Passe a mostarda por todo o filé, de preferência com um pincel.

Escora bem os cogumelos e coloque-os em uma frigideira no fogo. Esse passo é importante pois a água dos cogumelos deve evaporar para não deixar a massa muito úmida.
Abra um insulfilm em uma mesa e cria uma camada com o presunto cru. Passe a pasta de cogumelo por cima, criando uma segunda camada e tomando cuidado para não rasgar o presunto.

Centralize o filé nestas camadas e o enrole. Coloque na geladeira para descansar por pelo menos meia hora. Abra a massa folhada e enrole o filé. Pincele com uma gema de ovo e coloque no forno até que a massa esteja dourada.
Voilá!

beef 3

Meus amigos, pode parecer díficil, mas não é, pois o resultado na sua boca vale a pena todo ou qualquer sacrifício. É elogio garantido…. Obrigado Eduardo pelo convite aos Domingos.  É sempre maravilhoso está rodeando de bons amigos na cozinha. Já vamos pensando na nossa “NEXT” Aventura…

About the Author

2 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. sherri hill 2549 December 24, 2013 at 6:50 am - Reply

    I love this information you have written here. It’s insightful and interesting. I will come back for more as soon as I can. Thank you.

    • zeskitchen December 24, 2013 at 10:32 am - Reply

      Thank you very much for your comments. Merry Christmas1

Leave A Response