Meus amigos como vocês já devem ter percebido eu adoro frutos do mar, este ano descobri que a carne de siri, só não serve para fazer a casquinha de siri, que vemos por ai. Eu comecei a misturar em molhos, arroz, e também com outros frutos do mar, até com macarrão fica delicioso. Hoje vou fazer um prato, super fácil, e vou decorá-lo com anéis de lula levemente grelhadas.  Muita gente imagina que o Risoto leva creme de leite, a cremosidade vem do próprio arroz arbório.

Ingredientes : Tempo médio 30- 40 minutos

Serve muito bem 2 pessoas

250 gramas de Carne de Siri desfiada

250 gramas de lula – Você pode comprá-las já limpas inteiras ou anéis

1 cebola media picada

1 xicara de café de Arroz Arbório aqueles para Risoto

1 colher de sopa de manteiga

1 tablet de caldo(frango ou vegetais), já testei os dois ficaram bons

1 colher de sopa de azeite de oliva

1/2 pimenta dedo de moça(Se curtir picante)

1 colher de chá de manteiga ( adicione ao final do cozimento do Risoto)

preparo do risoto

Modo de preparo:

Numa panela de preferência antiaderente, coloque o óleo e a colher de sopa de manteiga. Uma vez aquecido coloque a cebola picada e deixe dourar até ficar um pouco transparente, daí adicione o arroz arbório e misture bem. Numa outra panela adicione mais ou menos 750 ml de água junto com a 1/2 da pimenta dedo de moça, quando a água levantar fervura jogue o tablete de caldo.  Não é necessário colocar sal.

risoto na panela

Em fogo médio, frite o arroz arbóreo com a cebola por uns 5 minutos, até ficar translúcido o arroz (um pouco transparente), neste estágio derrame uma concha de caldo, e mexa. Quando o caldo estiver quase secando derrame outro, eu repito este processo umas 4 a 5 vezes até a consistência de o arroz ficar do jeito que gusto. O processo de cozimento do arbóreo levar entre 16- 18 minutos vai depender do seu fogo. O siri vai para panela apartir da terceira concha. Eu já gosto do meu arroz mais durinho, para ficar mais mole adicione mais caldo. No final adicione uma colher de chá de manteiga só para dar uma caprichada no sabor e misture.

Numa frigideira bem quente, acrescente um fio de azeite jogue os anéis de lula, elas vão grelhar muito rápido cerca 1-2 minutos Max. Uma vez de fritas, jogue um pouco de sal,e um tempero chamado de “lemon pepper”(não é difícil de encontrar)cai super bem com frango e frutos do mar.

Decore o Risoto com a lula do seu jeito, olhe como ficou o meu prato. Não é caro, qualquer dúvida por favor  fique a vontade para entrar em contato. Gostaria de saber o que você achou e melhor ainda como você decorou o seu prato.  Se tiver um tempinho me envia uma msg. Até a próxima! Bjs!

Risoto pronto

About the Author

Leave A Response