Confit Bacalhau

Como nasci numa cidade litorânea, sou LITERALMENTE VICIADO por frutos do mar. Meu pai até hoje praticamente só come as delícias do mar, pois acho que faz bem mesmo porque ele tem mais de 70 anos e ZERO de RUGAS… inveja total porque eu já as tenho com a metade de idade. Deve ser a vida super conectada de hoje.  Infelizmente frutos do mar em nosso país são muito caros e frescos não são tão fáceis de encontrar. Tenho memórias muito boas comendo frutos do mar, acho que meu primeiro contato foi comendo uns peixinhos pequenos fritos dados pela minha mãe quando estávamos na praia, pois a minha cor não nega a minha paixão pelo sol e mar, eram bem salgadinhos como eu não podia beber cerveja devido a minha idade, enchia a barriga de Fanta Uva, está bebida era minha cara na infância. Você tomou FANTA quando criança? Por incrível que apareça eu ainda a tomo, mas só de vez em quando. O meu eu falando me engana que eu gosto kkkkkkk…  Agora vamos para os ingredientes, que me fizeram lembrar a minha imersão nas delícias do mar.

Confitar bacalhau foto

Processo de Confitar
Crédito:http://imageshack.us/photo/my-images/814/bacalaogratinadoconalli.jpg/

INGREDIENTES:

Arroz branco

Cenoura

Bacalhau desalgado (lombo, o filé) – Substitutos Badejo ou linguado, Saint Peter o peixe da sua preferência…

Azeite

Lemon pepper(é opcional) – Eu gosto por um pouco quando eu faço peixes em geral

Champignons (Congumelos em conserva)

Alcaparras

Manteiga

Vinho branco ou Espumante

Modo de preparo:

Dica:  Aromatize o azeite para confitar o bacalhau – com ervas frescas – tomilho, orégano e alecrim)

Confitar nao é a mesma coisa de fritarO azeite não deve borbulhar no fogo, mas se acontecer o mundo também não vai acabar. É um processo de cozimento um pouco mais lento. Uma vez o bacalhau confitado (Confitar definição: Cozinhar em gordura, sem fritar, lentamente e a baixas temperaturas. “confitar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2010.

Numa outra panela prepare o molhinho para despejar em cima do bacalhau. Adicione pouco de manteiga, um pouco do azeite que você utilizou no bacalhau, um pouco de alcaparras, um pouco de champions, um pouco de vinho branco ou espumante.  Leve tudo no fogo por alguns minutos.

Eu utilizei arroz branco comum, única diferença foi que durante o refogado(ao seu gosto, no meu eu coloco apenas alho, óleo e manteiga), daí adicionei pedacinhos de cenoura.

Agora pegue uma travessa ou prato derrame 1 ou 2 colheres de sopa do molhinho por cima do bacalhau com arroz. A quantidade de molho vai depender da quantidade de peixe. Um prato simples, saboroso e interessante É helloooo bom… deixe a sua opinião ou sugestão… bjaoo e HAPPY EATING!!!!

About the Author

Leave A Response