vongole ao vinho branco

Ebaaaaaaaa hoje é Domingo. Eu quis ter postado a receita ontem, mas fiquei sem internet. Desde pequeno sempre gostei de ir ao supermercado ou a feira. Aqui em Sampa, eu adoro ir à feira aos Domingos, já faz alguns anos que frequento a feira de Domingo para comprar verduras, frutas e frutos do mar que fica na Lavandisca no bairro de Moema. Chegando lá não dar para resistir de comer o famoso pastel de feira que é uma tradição paulistana que adotei desde que cheguei. Eu adoro domingo porque é dia que NÃO TEM REGIME, tudo pode rsrsrsrs. O dia para cozinhar o almoço de Domingo, isso é sagrado para mim e não abro mão. Só se aparecer um convite, daí é outra estória. Para mim a comida é reúne nos seres humanos. Isso é fantástico. Hoje, vou dividir com vocês um aperitivo super fácil e barato uma receita de vôngole ao vinho branco. O Vôngole pode ser feita de várias formas frequentemente utilizados em massas, risotos, arroz etc. Inove!!!

ATENÇÃO: Você não pode deixá-los na geladeira de um dia para outro, compre e consuma no mesmo dia. Somente já cozidos, daí você pode congelá-los dentro do caldo por um mês na geladeira.

INGREDIENTES:

Vôngoles ou Mariscos frescos

Vôngoles ou Mariscos frescos

Serve três pessoas

1kg de vôngole fresco – Conhecidos como “MARISCOS”
1 pacote de tomate cereja
1 cebola roxa ou branca em rodelas
Um pouco coentro ou salsinha picado
Uma pitada de pimenta calabresa (É opcional) – p/ o molhinho ficar picante
Pão( utilizei baguete)
Sal a gosto
5 colheres (sopa) de Azeite de Oliva
3 dentes de alho picados
½ de xícara de vinho branco
Manjericão picado também cai bem (É opcional) – dar um aroma bacana ao final.

Modo de preparação:

Numa panela coloque o azeite, frite o alho picado, a cebola e a pimenta calabresa por uns 5 minutos, isso no fogo médio. Agora aumente o fogo adicione os Mariscos já lavados, o tomate cerejas cortados ao meio, o sal e o vinho branco tampe a panela deixe cozinhar até os Mariscos abrirem isso vai depender de cada fogão o tempo de cozimento. Geralmente levam uns 10 minutos no fogo alto.

Alguns não abriram não se preocupe, e também não consuma. Não adicione água, porque os mariscos vão soltar um pouco. O molhinho é excelente para mergulhar o pão. Ao final de tudo coleque a coentro picado, mexa tudo e coloque num travessa. Sirva-os regado de vinho branco ou cerveja. Alguns podem dizer que não tem quase nada de carne, mas o sabor é helloooooo de bom e o molhinho para mergulhar no pão é simplesmente maravilhoso. Que pena que temos apenas um Domingo por semana, mais domingo cheio de harmonia. Um beijaooo e uma excelente semana!!!

About the Author

3 Comments on this article. Feel free to join this conversation.

  1. Cecilia Padilha September 9, 2013 at 11:06 pm - Reply

    Muito gourmet a sua cozinha! Babando, parabéns!
    Beijos, Cecilia

  2. zeskitchen September 10, 2013 at 11:29 am - Reply

    Minha querida amiga, muito obrigado… mas é algo tão simples para ser Gourmet rsrsrs. Quem sabe qualquer dia desses podemos dividir a mesma cozinha para degustarmos algo saboroso… bjs!

  3. conceicao September 11, 2013 at 8:45 am - Reply

    Me deu muita fome depois que vi esse prato….

Leave A Response